Graham Ramsay

É com profundo pesar que venho anunciar a morte no passado dia 7 de Setembro do Professor Graham Ramsay.

O Graham foi Presidente da Sociedade Europeia de Cuidados Intensivos (ESICM) de 2002 a 2004. Criou o programa PACT e foi crucial no lançamento da Declaração de Barcelona e da Surviving Sepsis Campaign.

Nascido 28/5/1955 iniciou a sua carreira em Glasgow como Cirurgião , sob a orientação de Iain Ledingham. Após alguns empregos em Londres emigrou para a Holanda, aonde foi Diretor do Departamento de Cuidados Intensivos de Maastrich (1993), Diretor do mesmo Hospital (2003) antes de voltar ao Reino Unido. em 2006  aonde desempenhou cargos de liderança no NHS até à sua reforma em 2014.

Sempre com um especial interesse em infeção e sépsis, foi um Presidente criativo, estrito, mais focado nos resultados do que nas tradições. Um homem que sabia o que queria para a ESICM e que soube implementá-lo.

A sua ação no inicio da implementação do FCCS foi crucial para a nós, tendo sido o seu introdutor em Portugal e primeiro inspetor da sua adequada realização pela SPCI, por quem nutria grande carinho, fruto das suas muitas visitas ao nosso país e aos amigos que cá criou.

Estou certo que a sua memória perdurará entre todos os que o conheceram e aproveito esta triste ocasião para apresentar os meus sentimentos a toda a sua família e amigos. E foram muitos e bons. Dia 7 de Setembro, a comunidade da Medicina Intensiva ficou mais pobre.

Rui Moreno

Antigo Presidente SPCI
Antigo Presidente da ESICM

Privacy Preference Center

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?